No dia 20/03/2011 publiquei neste blog “Apresentação de trabalhos acadêmicos – NBR 14724:2011”, onde relatei as principais mudanças nesta norma.
Desta vez, apresento todas as alterações na norma, comparando-a com a anterior (a NBR 14724:2005). Para tornar mais didático e fácil a leitura, farei com o uso de um quadro, frisando somente os elementos da norma anterior que sofreram alterações na norma atual.
NBR 14724:2011 | NBR 14724:2005 |
Estrutura do trabalho acadêmico | |
Parte externa: · Capa (obrigatório) · Lombada (opcional) Parte interna: · Elementos pré-textuais o Folha de rosto (obrigatório) o Errata (opcional) o Folha de aprovação (obrigatório) o Dedicatória (opcional) o Agradecimentos (opcional) o Epígrafe (opcional) o Resumo na língua vernácula (obrigatório) o Resumo em língua estrangeira (obrigatório) o Lista de ilustrações (opcional) o Lista de tabelas (opcional) o Lista de abreviaturas e siglas (opcional) o Lista de símbolos (opcional) o Sumário (obrigatório · Elementos textuais o Introdução, desenvolvimento, conclusão. A nomenclatura destes elementos fica a critério do autor. · Elementos pós-textuais o Referências (obrigatório) o Glossário (opcional) o Apêndice (opcional) o Anexo (opcional) o Índice (opcional) | · Elementos pré-textuais o Capa (obrigatório) o Lombada (opcional) o Folha de rosto (obrigatório) o Errata (opcional) o Folha de aprovação (obrigatório) o Dedicatória (opcional) o Agradecimentos (opcional) o Epígrafe (opcional) o Resumo na língua vernácula (obrigatório) o Resumo em língua estrangeira (obrigatório) o Lista de ilustrações (opcional) o Lista de tabelas (opcional) o Lista de abreviaturas e siglas (opcional) o Lista de símbolos (opcional) o Sumário (obrigatório · Elementos textuais o Introdução, desenvolvimento, conclusão. A nomenclatura destes elementos fica a critério do autor. · Elementos pós-textuais o Referências (obrigatório) o Glossário (opcional) o Apêndice (opcional) o Anexo (opcional) o Índice (opcional) |
Capa | |
Composta de: a) nome da instituição (opcional); b) nome do autor; c) título; d) subtítulo, se houver; precedido de dois pontos. e) número de volumes - quando houver mais de um, sendo que cada capa deve especificar seu volume f) local (cidade) da instituição. Nota: no caso de cidades homônimas, recomenda-se o acréscimo da sigla do estado. g) ano de entrega | Composta de: a) nome da instituição (opcional); b) nome do autor; c) título; d) subtítulo, se houver; e) número de volumes - quando houver mais de um, sendo que cada capa deve especificar seu volume f) local (cidade) da instituição g) ano de entrega |
Epígrafe | |
Continua sendo elemento opcional, entretanto, deve ser elaborada conforme NBR 10520. | Elemento opcional. |
Formato | |
Somente os elementos pré-textuais são digitados exclusivamente no anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica que deve vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das folhas. | Todo o texto é digitado no anverso das folhas, exceto a ficha catalográfica que é digitada no verso da folha de rosto. |
Paginação | |
Quando o trabalho for digitado usando o anverso e verso das folhas, a numeração deve ser colocada, no caso do anverso, no canto superior direito e, no caso do verso, no canto superior esquerdo. | A numeração é colocada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. |
Indicativos de seção | |
Os títulos de seções primárias devem começar em página ímpar (anverso). | Os títulos das seções primárias devem começar em nova página. |
Notas de rodapé | |
Devem ser separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 5 cm. | Devem ser separadas do texto por um espaço simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. |
Margem | |
Para o anverso: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Para o verso: direita e superior de 3 cm; esquerda e inferior de 2 cm. | Esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. |
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 14724:2005 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 14724:2011 – Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
26 comentários:
Excelente professor, o sr. pretende criar algo semelhante com a 15287? Obrigado.
Olá, Lucia.
Obrigado pela leitura do meu blog e pela apreciação.
Em relação a 15287, espero poder fazê-lo no próximo final de semana.
Parabéns pela iniciativa professor.
Vamos divulga-la no InfoBiblio.
Um abraço,
Dani
Parabéns pela iniciativa professor. Vamos divulgar no InfoBiblio.
Um abraço,
Dani
Bibliotecária
Senac Fpolis
Obrigado, Daniela.
Prezado Prof.
Parabéns pela compilação de "tão significativas" diferenças, e pelo blog.
Mas, enquanto não inventarem uma impressora que imprima frente/verso, seja barata, não mastigue o papel e não seja sentimental (ao ponto de travar às 5h da manhã, na véspera de entrega da tese,), muito ainda vão imprimir apenas na frente do papel... ;-)
Professor Eli Lopes, vim parar aqui por indicação no blog do Luís Nassif. Parabéns! A tabela comparativa que o senhor preparou é uma mão na roda para entendermos as mudanças na NBR 14724.
Olá prof. Eli
Posso colocar teu blog na minha lista de blogs que está no meu site nt5.net.br
Nesse site tenho uma lista de blogs interessantes, links, artigos meus, comentários de filmes e outros textos.
obrigada
Teresa Teruya
Prof. Eli
Posso colocar teu blog no meu site?
tenho uma lista de blogs interessante. acesse: nt5.net.br e click no menu blogs.
aguardo retorno. Teresa
Puxa, fiquei muito feliz ao encontrar o seu blog, apontando as diferenças. Era o que eu estava procurando.
Obrigada
Gostei muito da sistematização. Parabéns!A consulta ficou muito prática.
Prof.
Quer dizer que, agora, é possível imprimir (digitar) o Trabalho em frente e verso da folha (anverso e verso)?
Prof. muito bom! Valeu!
Obrigada.
Obrigada pela informação preciosa.
É sempre bom saber que ainda existem professores com tamanha dedicação e amor pelo que fazem. Achei seu blog por um acaso quando procurava assuntos sobre a norma ABNT:2011. Só tenho a dizer: OBRIGADA!
Por: Tatian Lopes.
Parabéns, professor, pela iniciativa. Excelente comparação, e de ampla utilidade prática. Sou grata.
Parabéns, professor, pela iniciativa. Excelente comparação, e de ampla utilidade prática. Sou grata.
Parabéns, professor, pela iniciativa. Excelente comparação, e de ampla utilidade prática. Sou grata.
Essa comparação nos ajuda muito! Obrigada! Porém, estou com dificuldade em colocar a margem espelho somente a partir dos elementos textuais. O Word coloca essa margem em tud, desconfigurando os elementos pré-textuais. Alguem pode me ajudar? Obrigada!
Professora Milena.
Obrigado pelos comentários.
Respondendo ao seu questionamento:
Caso esteja usando o Word 2007, para inserir margens espelho somente nos elementos textuais, é preciso primeiramente quebrar seção.
Escolha a opção LAYOUT DE PÁGINA / QUEBRAS / QUEBRA DE SEÇÃO.
Assim a professora terá os elementos pré-textuais na seção 1 e os demais na seção 2.
Ao configurar página e escolher "Margens espelho" elas passam a valer para a seção em que se está trabalhando.
O mesmo recurso (o de quebra de seção) vale para controlar quais páginas são numeradas e quais não são.
Caso ainda haja dúvida, consulte no google sobre "Quebras de seção", pois a professora vai encontrar vários materiais.
Obrigado.
Eli, Bom dia!
Vi o comentário anterior, porém o word 2003 não está obedecendo aos comandos. Mesmo que eu faça as quebras e peça margem espelho desse ponto em diante ou nesta seção ele aplica no documento inteiro. O que faço?
Ótima comparação... muito esclarecedora!
Mas fiz esse mesmo procedimento de quebra de seção para fazer margem espelhada a partir dos elementos textuais ("deste ponto em diante") e o word insiste em fazer no documento inteiro. Como faço?
Caro Professor:
Parece-me que o Sr. se esqueceu do espaçamento das entrelinhas (com as exceções de praxe) que, de duplo, passou para um e meio, como já vinha sendo adotado por muitas faculdades.
Tasso Assunção
Muito útil e ilustrativo seu blog. Gostaria de saber se já postou uma
"COMPARAÇÃO NBR 15287:2005 COM NBR 15287:2011", pois a ABNT é responsável pela elaboração de normas "públicas" (assim consideradas pelos órgãos públicos), mas não as publica, para obter ganhos exorbitantes. Agradeço antecipadamente pela atenção que puder dispensar à minha indagação.
Prof. Marcelino Barroso (ICF-PI)
Professor Eli Lopes, estava fazendo uma pesquisa sobre a NBR 14724, e nem sabia que existia a versão 2011, o modo de comparação postada, muito me ajudará para elaborar meus trabalhos.
Professor,
A indicação do título das ilustrações mudou de inferior (2005) para superior (2011)
Postar um comentário