Vivemos uma época em que a chamada "sociedade do conhecimento", "sociedade pós-moderna", ou mesmo "era digital", em função das facilidades que a tecnologia computacional permite, traz uma questão séria: A cópia de material da internet, que faz muito professor dizer:
- Meu aluno copiou da internet, não posso aceitar o trabalho dele.
E alguns complementam:
- Se ele pelo menos tivesse escrito o trabalho, eu receberia.
Eu sou da época em que minhas pesquisas eram realizadas na enciclopédia Barsa ou na Mirador. Eu copiava o texto na íntegra, entregava em folha de papel almaço e tirava um dez.
Não era essa uma forma de "copiar e colar"?
A questão que quero colocar é: tem muito professor dizendo por aí que se o aluno escreve o trabalho à mão, significa que ele pelo menos leu o que copiou. E quem disse que fazer cópia à mão garante o aprendizado?
O grande problema que vejo é que nossos alunos muitas vezes estão utilizando a tecnologia melhor do que nós, professores. Mas é claro que não é esse o caso. Copiar textos na internet e colar no trabalho, é plágio, sabemos muito bem disse.
O que fazer então?
Muitos professores não sabem que é muito mais fácil verificar se um trabalho é uma cópia de textos da internet do que se é cópia de livros ou enciclopédias, pois basta pesquisar os textos entregues pelos alunos, ou parte desses textos, em sites de busca e pronto: está lá a cola. Fácil fácil para o professor anotar a URL (caminho da página na internet) e dizer ao aluno que foi uma cola.
Portanto, o que é mais grave de aceitar hoje em dia, é o fato de que os professores não aprenderem ainda a mostrar ao aluno como fazer uma pesquisa, seja com ou sem o auxílio da internet.
Abraços a todos os colegas professores.
(ELI LOPES)