sexta-feira, 8 de julho de 2011

IV HIPERTEXTOS - REPASSANDO INFORMAÇÕES

Repasso informações da organização do evento.
Aos meus colegas, pesquisadores da área, recomendo que não percam.
IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.
Últimos dias para inscrição no IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais.

O último dia para a inscrição do evento será 10/08/2011.

O evento será realizado nos dias nos dias 26 e 27/09/2011 e será sediado pela  UNISO - Universidade de Sorocaba .
Venha conhecer e debater sobre o estado da arte das pesquisas sobre hipertexto, práticas de letramento e usos das redes sociais na educação. Traga suas pesquisas concluídas ou em andamento e inscreva-se nos Grupos de Discussão.
Professores têm desconto de 10%.
Fique atento a essas informações:
Consulte a lista dos GDs no link
http://hipertexto2011.com.br/grupos_de_discucoes_aceitos_para_o_site.pdf
Consulte a lista de Minicursos no link
http://hipertexto2011.com.br/evento/minicursos
Consulte lista de Oficinas no link
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Esperamos por você.

Equipe Organizadora do IV Hipertexto 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Voltando à Taxonomia de Bloom

A Taxonomia (também escrita como Taxionomia) de Bloom trata de classificar os objetivos educacionais (BLOOM et al, 1972).
Muito criticada por alguns profissionais da Educação, acredito que a taxonomia, por si só, realmente pode não ter sentido.

Entretanto, em currículos baseados por competências, creio que seu uso é muito útil, desde que cada professor, ao elaborar as competências e habilidades que o aluno deve adquirir ao longo do curso, esteja atento à classificação taxonômica da habilidade que o aluno deve demonstrar e que, principalmente, todos os professores tenham um mesmo entendimento do significado de cada verbo utilizado e do domínio cognitivo que o aluno precisa demonstrar para atingí-lo.

Abaixo retomo, de forma muito simplista, os seis domínios cognitivos definidos por Bloom et al (1972). Acho que vale a pena ler com bastante carinho a obra de Bloom e pensá-la nos dias de hoje, aliada à construção de um currículo por competências.





1 CONHECIMENTO
O aluno armazena em sua memória as informações, idéias e princípios na forma
em que lhes foram apresentados.
. Definir
. Descrever
. Identificar
. Listar
. Rotular
. Nomear

2 COMPREENSÃO
O aluno inicia o processo de entendimento, no qual traduz, compreende ou interpreta as informações. Nesse nível ocorre o entendimento de conceitos.
. Traduzir
. Explicar
. Resumir
. Ordenar
. Diferenciar

3 APLICAÇÃO
O aluno deve ser capaz de aplicar os conceitos adquiridos na resolução de problemas.
. Resolver
. Aplicar
. Construir
. Desenvolver

4 ANÁLISE
O aluno deve tornar-se apto a distinguir e hierarquizar os conceitos adquiridos.
. Analisar
. Classificar
. Comparar
. Deduzir

5 SÍNTESE
Neste nível o aluno deve ser capaz de gerar idéias de modo a formar novas estruturas.
. Planejar
. Propor
. Elaborar
. Formular
. Modificar

6 AVALIAÇÃO
O aluno deve fazer julgamentos e realizar escolhas baseadas em argumentos pré-
determinados.
. Julgar
. Argumentar
. Comparar
. Contrastar 
BLOOM et. al. Taxionomia dos Objetivos Educacionais. Porto Alegre: Editora Globo, 1972.