O livro está à venda no site da Editora CRV (www.editoracrv.com.br).
Em breve disponibilizarei aqui a data e local do lançamento, que será em Florianópolis.
Divulguem, comprem, leiam e entrem em diálogo conosco sobre as temáticas discutidas na obra.
Meus agradecimentos a todos os colegas que aceitaram o desafio de escrever este trabalho e, em especial, à Nadi Helena Presser que, gentilmente, escreveu o prefácio de nosso livro.
Abaixo uma sinopse:
Esta obra é fruto da disciplina Mídia-Educação,
ministrada pelo professor Eli Lopes da Silva, no curso de Pós-Graduação
Lato Sensu em Didática da Educação Superior, ofertada pelo Senac de
Santa Catarina aos docentes de suas faculdades e unidades operativas. O
objetivo da disciplina, que também se tornou objetivo desta obra, é a
reflexão, tanto do ponto de vista teórico quanto prático do uso das
tecnologias, sobretudo aquelas digitais, nas práticas pedagógicas de
professores dos diversos níveis de ensino, bem como a formação docente
para atuar com estas tecnologias.
O livro é destinado principalmente a professores
que tenham interesse na utilização das tecnologias aqui apresentadas
para melhorar a qualidade de suas aulas, objetivando a aprendizagem dos
alunos, proporcionada pela relação com as tecnologias e suas diversas
possibilidades de uso nas práticas pedagógicas.
Outro público que pode tirar um bom proveito dos
textos aqui apresentados são os professores em formação, estudantes de
pedagogia e dos diversos cursos de licenciatura e, finalmente, os gestores dos diversos níveis educacionais.
O que o organizador e os autores dos sete capítulos
esperam é que seja fomentado o uso das tecnologias digitais nas
práticas pedagógicas e que todos, autores e leitores, possam trocar
ideias acerca de atuação docente com o uso destes recursos.
O título “MÍDIA-EDUCAÇÃO: tecnologias digitais na
prática do professor” parte do princípio que a Mídia-Educação vem se
configurando como uma área de conhecimento que leva em conta a
associação das diversas Mídias com a Educação e, sobretudo, a formação
de um professor para o século XXI que seja capaz de usar as Tecnologias
da Informação e Comunicação em suas práticas, estabelecendo uma
interface entre a Educação e a Comunicação.