Acessos

domingo, 17 de agosto de 2014

Labirinto de experimentações rizomáticas a partir das mídias digitais: experimentação na aula de Geografia com o Google Earth

Na sexta-feira, dia 15/08/2014, fizemos uma experimentação com o Google Earth na aula de Geografia da professora Erivonete, com os alunos do 8º. ano do Centro Educacional Pedro dos Santos, em Rio do Sul/SC.

Em setembro/2014 apresentarei no Colóquio de Currículo da Universidade do Minho, em Portugal, argumentações do que estou chamando de labirinto rizomático de experimentações a partir do uso das mídias digitais, tema da minha tese de doutorado. Escrevei mais tarde aqui no meu blog sobre isso.

Nesse momento quero destacar a riqueza da aula que aconteceu no Senac de Rio do Sul, com os alunos do Pedro dos Santos. Foi um desafio, a começar pela quantidade de professores que os alunos tiveram no laboratório para construir com eles a aula: as professoras do Pedro dos Santos, Erivonete (Geografia) e Klairy (Matemática), os professores do Senac Cristiano (informática) e Eli.

O professor Cristiano apresentou para os alunos os recursos básicos de uso do Google Earth e do Google Street View. A professora Erivonete instigou os alunos a passearem pelos países que eles estão estudando neste bimestre na disciplina: o continente americano. A professora Klairy, nesta aula, fez um brilhante papel de monitoria para os alunos. O professor Eli ficou com a parte mais fácil, fazer o registro do que os alunos fizeram. A imagem da Figura 1 foi registrada no momento da explicação do uso dos recursos.


Figura 1 – alunos utilizando o Google Earth e Street View

Fonte: dados da pesquisa (2014)

Montar uma aula como esta dá muito trabalho, pois exige, sobretudo, bastante articulação entre os professores. Mas o resultado é realmente surpreendente. Os alunos apresentaram curiosidade sobre os países e viram coisas que nós mesmos, professores, nem sabíamos da existência. Foi um aprendizado de ambas as partes.

Perguntados se tinham internet em casa, cerca de 80% dos alunos responderam sim. Mas perguntados se já haviam usado o Google Earth para conhecer lugares, somente 3 dos 22 presentes responderam sim.
Muito interessante foi essa experimentação sob diversos aspectos. O principal deles é que, além dos alunos pesquisarem alguns países sugeridos pela professora de Geografia, aproveitaram para visitar lugares que tinham curiosidade. Entre os locais mais visitados e que não foram solicitados estavam Paris e Ibiza. 

Revelaram os alunos que o interesse por Paris estava em ver a torre Eiffel. Já sobre Ibiza a curiosidade foi, segundo eles, porque queriam conhecer o local da festa Tomorrow Land, uma festa de música eletrônica que viram em um programa de TV.

Vamos fazer outras experimentações com uso de mídias digitais nas escolas em Rio do Sul. À medida que elas aconteceram, vou contando aqui no meu blog.