Na sexta-feira, dia 15/08/2014,
fizemos uma experimentação com o Google Earth na aula de Geografia da
professora Erivonete, com os alunos do 8º. ano do Centro Educacional Pedro dos
Santos, em Rio do Sul/SC.
Em setembro/2014 apresentarei no Colóquio de
Currículo da Universidade do Minho, em Portugal, argumentações do que estou
chamando de labirinto rizomático de experimentações a partir do uso das mídias
digitais, tema da minha tese de doutorado. Escrevei mais tarde aqui no meu blog
sobre isso.
Nesse momento quero destacar a
riqueza da aula que aconteceu no Senac de Rio do Sul, com os alunos do Pedro
dos Santos. Foi um desafio, a começar pela quantidade de professores que os
alunos tiveram no laboratório para construir com eles a aula: as professoras do
Pedro dos Santos, Erivonete (Geografia) e Klairy (Matemática), os professores do
Senac Cristiano (informática) e Eli.
O professor Cristiano apresentou
para os alunos os recursos básicos de uso do Google Earth e do Google Street
View. A professora Erivonete instigou os alunos a passearem pelos países que
eles estão estudando neste bimestre na disciplina: o continente americano. A
professora Klairy, nesta aula, fez um brilhante papel de monitoria para os
alunos. O professor Eli ficou com a parte mais fácil, fazer o registro do que
os alunos fizeram. A imagem da Figura 1 foi registrada no momento da explicação
do uso dos recursos.
Figura 1 – alunos utilizando o
Google Earth e Street View
Fonte: dados da pesquisa (2014)
Montar uma aula como esta dá
muito trabalho, pois exige, sobretudo, bastante articulação entre os
professores. Mas o resultado é realmente surpreendente. Os alunos apresentaram
curiosidade sobre os países e viram coisas que nós mesmos, professores, nem
sabíamos da existência. Foi um aprendizado de ambas as partes.
Perguntados se tinham internet em
casa, cerca de 80% dos alunos responderam sim. Mas perguntados se já haviam
usado o Google Earth para conhecer lugares, somente 3 dos 22 presentes
responderam sim.
Muito interessante foi essa
experimentação sob diversos aspectos. O principal deles é que, além dos alunos
pesquisarem alguns países sugeridos pela professora de Geografia, aproveitaram
para visitar lugares que tinham curiosidade. Entre os locais mais visitados e
que não foram solicitados estavam Paris e Ibiza.
Revelaram os alunos que o
interesse por Paris estava em ver a torre Eiffel. Já sobre Ibiza a curiosidade
foi, segundo eles, porque queriam conhecer o local da festa Tomorrow Land, uma
festa de música eletrônica que viram em um programa de TV.
Vamos fazer outras
experimentações com uso de mídias digitais nas escolas em Rio do Sul. À medida
que elas aconteceram, vou contando aqui no meu blog.