Com o tema “As Redes de Aprendizagem e os Desafios da Educação”, acontecerá nos dias 23 e 24 de maio a 9a. Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, promovida pelo SESC e SENAC de Santa Catarina.
Entre os palestrantes estão o Nóvoa e o Nelson Pretto.
Veja abaixo as palestras, copiadas do site do evento:
A partir das 07h30
Credenciamento
09h
Cerimonial de Abertura
9h40
Conferência de Abertura
Tema: Nada substitui um bom professor
Conferencista – Antônio Nóvoa (Lisboa)
11h
ABERTURA DA MOSTRA
14h
JORNADA PARA EDUCADORES
Palestra
Tema: Tecnologias digitais e práxis docente: O desafio das transformações educacionais na atualidade
Palestrante: Antônio Á. S. Zuin
JORNADA PARA GESTORES
Palestra
Tema: Educação a Distância: novas estratégias de aprendizagem
Palestrante: Frederic Michael Litto (SP)
15h30
Intervalo para Café
16h
Palestra
Tema: As redes de aprendizagem e os desafios da educação
Palestrante: Roberto Aparici (Espanha)
08h30
Palestra
Tema: Escola: um espaço de conexões não lineares
Palestrante: Nelson De Luca Pretto (BA)
10h30
Mesa Temática
Tema: A ética no trabalho docente
Palestrantes: Branca Jurema Ponce (SP)
Alípio Marcio Dias Casali (SP)
11h30
Intervalo para Almoço
14h
JORNADA PARA EDUCADORES
Palestra
Tema: Tecnologia e educação: desafios atuais para a prática docente
Palestrante: Sérgio Abranches (PE)
JORNADA PARA GESTORES
Palestra
Tema: Redes e mídias sociais
Palestrante: Jucimara Roesler (SC)
16h
Conferência de encerramento
Tema: O papel dos educadores na formação do projeto de vida dos educandos
Palestrante: Léo Fraiman (SP)
coffee break de encerramento
sexta-feira, 13 de maio de 2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
O que é contemporâneo?
Muito interessante o texto intitulado Giorgio Agamben- o filósofo que nos inspirou (clique aqui para acessar), publicado pelos organizadores do IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais , no qual o filósofo conclui que contemporâneo é “aquele que, percebendo o escuro do presente, nele apreende a resoluta luz; é também aquele que, dividindo e interpolando o tempo, está à altura de transformá-lo e de colocá-lo em relação com os outros tempos, de nele ler de modo inédito a história, de citá-la segundo uma necessidade que não provém de maneira nenhuma do seu arbítrio, mas de uma exigência à qual ele não pode responder.”
Vale a pena ler.
Vale a pena ler.
domingo, 8 de maio de 2011
Webquest no IV Encontro Hipertextos 2011
Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no IV Encontro de Hipertextos e Tecnologias Educacionais.
Eu terei a horna de coordenar o Grupo de Discussão "Práticas pedagógicas com o uso de Webquest", coordenação esta que dividirei com minha equipe de pesquisa do Senai de Florianópolis.
Convido a todos que trabalham o tema para submeterem trabalhos no site do evento. Será um prazer recebê-los na Universidade Sorocaba (UNISO), nos dias 26 e 27 de setembro de 2011.
Listo abaixo as possibilidades de discussão para este tema, aprovadas pela coordenação do evento.
Eu terei a horna de coordenar o Grupo de Discussão "Práticas pedagógicas com o uso de Webquest", coordenação esta que dividirei com minha equipe de pesquisa do Senai de Florianópolis.
Convido a todos que trabalham o tema para submeterem trabalhos no site do evento. Será um prazer recebê-los na Universidade Sorocaba (UNISO), nos dias 26 e 27 de setembro de 2011.
Listo abaixo as possibilidades de discussão para este tema, aprovadas pela coordenação do evento.
GD | Título do GD | Autor- IE origem |
14 | Práticas pedagógicas com o uso de webquest | Eli Lopes da Silva – Senai-SC |
O grupo discute as práticas pedagógicas com o uso de Webquest, dentre elas: - Uso de Webquest para orientação de trabalhos escolares, na modalidade presencial e a distância. | ||
- Estudos que relacionam uso de Webquest com outras práticas pedagógicas, como Estudo Dirigido, entre outros. - Estudos de Webquest publicadas. - Estudos comparativos da proposta de pesquisa escolar com Webquest em relação a outras formas de propor pesquisa escolar. - Estudos que apresentam ambientes que permitem a publicação de Webquest. Neste caso, são considerados como ambientes a ferramenta Moodle e similares. - Diferentes formas de uso da Webquest no processo de ensino e aprendizagem. – Criação de ferramentas informatizadas que facilitam o trabalho dos docentes na publicação de Webquest. - Apresentação e discussão de casos de usos da Webquest na Educação presencial ou na Educação a distância. - Estudos que exploram os vários recursos da internet com o uso de Webquest. |
Assinar:
Postagens (Atom)