sexta-feira, 13 de maio de 2011

9a. Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional

Com o tema “As Redes de Aprendizagem e os Desafios da Educação”, acontecerá nos dias 23 e 24 de maio a 9a. Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional, promovida pelo SESC e SENAC de Santa Catarina.

Entre os palestrantes estão o Nóvoa e o Nelson Pretto.
Veja abaixo as palestras, copiadas do site do evento:

A partir das 07h30


Credenciamento

09h

Cerimonial de Abertura

9h40

Conferência de Abertura

Tema: Nada substitui um bom professor

Conferencista – Antônio Nóvoa (Lisboa)

11h

ABERTURA DA MOSTRA

14h

JORNADA PARA EDUCADORES

Palestra

Tema: Tecnologias digitais e práxis docente: O desafio das transformações educacionais na atualidade

Palestrante: Antônio Á. S. Zuin



JORNADA PARA GESTORES

Palestra

Tema: Educação a Distância: novas estratégias de aprendizagem

Palestrante: Frederic Michael Litto (SP)

15h30

Intervalo para Café

16h

Palestra

Tema: As redes de aprendizagem e os desafios da educação

Palestrante: Roberto Aparici (Espanha)

08h30

Palestra

Tema: Escola: um espaço de conexões não lineares

Palestrante: Nelson De Luca Pretto (BA)

10h30

Mesa Temática

Tema: A ética no trabalho docente

Palestrantes: Branca Jurema Ponce (SP)

Alípio Marcio Dias Casali (SP)

11h30

Intervalo para Almoço

14h

JORNADA PARA EDUCADORES

Palestra

Tema: Tecnologia e educação: desafios atuais para a prática docente

Palestrante: Sérgio Abranches (PE)



JORNADA PARA GESTORES

Palestra

Tema: Redes e mídias sociais

Palestrante: Jucimara Roesler (SC)

16h

Conferência de encerramento

Tema: O papel dos educadores na formação do projeto de vida dos educandos

Palestrante: Léo Fraiman (SP)



coffee break de encerramento

quinta-feira, 12 de maio de 2011

O que é contemporâneo?

Muito interessante o texto intitulado Giorgio Agamben- o filósofo que nos inspirou (clique aqui para acessar), publicado pelos organizadores do IV Encontro Nacional de Hipertextos e Tecnologias Educacionais , no qual o filósofo conclui que contemporâneo é “aquele que, percebendo o escuro do presente, nele apreende a resoluta luz; é também aquele que, dividindo e interpolando o tempo, está à altura de transformá-lo e de colocá-lo em relação com os outros tempos, de nele ler de modo inédito a história, de citá-la segundo uma necessidade que não provém de maneira nenhuma do seu arbítrio, mas de uma exigência à qual ele não pode responder.”

Vale a pena ler.
 

domingo, 8 de maio de 2011

Webquest no IV Encontro Hipertextos 2011

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no IV Encontro de Hipertextos e Tecnologias Educacionais.

Eu terei a horna de coordenar o Grupo de Discussão "Práticas pedagógicas com o uso de Webquest", coordenação esta que dividirei com minha equipe de pesquisa do Senai de Florianópolis.

Convido a todos que trabalham o tema para submeterem trabalhos no site do evento. Será um prazer recebê-los na Universidade Sorocaba (UNISO), nos dias 26 e 27 de setembro de 2011.

Listo abaixo as possibilidades de discussão para este tema, aprovadas pela coordenação do evento.


GD
Título do GD
Autor- IE origem
14
Práticas pedagógicas com o uso de webquest
Eli Lopes da Silva – Senai-SC
O grupo discute as práticas pedagógicas com o uso de Webquest, dentre elas: - Uso de Webquest para orientação de trabalhos escolares, na modalidade presencial e a distância.
- Estudos que relacionam uso de Webquest com outras práticas pedagógicas, como Estudo Dirigido, entre outros.

- Estudos de Webquest publicadas.

 - Estudos comparativos da proposta de pesquisa escolar com Webquest em relação a outras formas de propor pesquisa escolar.

- Estudos que apresentam ambientes que permitem a publicação de Webquest. Neste caso, são considerados como ambientes a ferramenta Moodle e similares.

- Diferentes formas de uso da Webquest no processo de ensino e aprendizagem. –

 Criação de ferramentas informatizadas que facilitam o trabalho dos docentes na publicação de Webquest.

- Apresentação e discussão de casos de usos da Webquest na Educação presencial ou na Educação a distância.

- Estudos que exploram os vários recursos da internet com o uso de Webquest.