Os multiplicadores na Educação assumem literalmente o que o
próprio termo lhes condena: multiplicar. Porque a multiplicação na matemática é
a repetição da soma. O número dois multiplicado por cinco é igual a 10 porque 2
+ 2 + 2 + 2 + 2 é igual a 10. Esta é função da multiplicação, a de repetir, reproduzir. Aquele que fizer 2 + 1 + 3 + 4 + 0 para chegar a 10 não serve para exercer esta
função.
Por isto o multiplicador recebe treinamento. E treinar, treinar, treinar é condição
essencial para não errar, para não desviar. Porque desviar é subverter, é
romper com o adestramento.
Treinamento de multiplicador tem fórmula definida,
exercícios estabelecidos, resultados esperados. Aquele que sair do padrão não
serve para a função. Bom para ele que não sirva mesmo, pois poderá continuar fazendo 2 + 1 + 3
+ 4 + 0 ou 1 + 2 + 2 + 4 + 1 ou qualquer outra coisa para chegar a 10. E será muito mais feliz assim.