Acessos

domingo, 22 de julho de 2012

Pronunciamento no lançamento do livro Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor

Reproduzo abaixo o pronunciamento que fiz no lançamento do livro Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor, no dia 19 de julho de 2012, na Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.


Como disse Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, não há docência sem discência. Embuídos neste espírito, que para bem lecionar é preciso aprender o tempo todo, propus, no dia 03 de dezembro de 2011, um desafio aos meus alunos, e também colegas de trabalho no Senac (professores e funcionários administrativos) a partir da disciplina Mídia-Educação, que investigássemos mais a fundo o conteúdo proposto para a escrita deste livro. Sete meses depois, aqui estamos nós, orgulhosamente, lançando uma obra que não espera estar acabada, mas que seja a abertura de um diálogo entre professores do Brasil sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.

Henry Jenkins, no livro Cultura da Convergência advoga em favor de uma cultura participativa, da convergência de mídia e de uma inteligência coletiva, esta última uma prerrogativa defendida também por Pierre Lévy, filósofo que argumenta que ninguém é inteligente sozinho; cada um só pode ser inteligente em um contexto, na partilha de saberes com outros.

Roger Silverstone, na obra “Por que estudar mídia?” afirma que, se no século XX vimos a TV e o rádio se transformarem em objetos de consumo de massa, agora estamos diante de uma intensificação de uma cultura midiática. 

Pois bem, se os professores do século passado, salvo algumas exceções, não usaram aquelas tecnologias em favor da aprendizagem de seus alunos, os professores do século XXI dificilmente ficarão alheios às tecnologias digitais. O aluno não levava a TV e o rádio para a sala de aula, mas hoje leva seus notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos. Aproveitar-se das possibilidades que as tecnologias, sobretudo digitais, abrem para uma nova leitura de mundo e de apropriação de conhecimento, é o grande desafio que os professores da atualidade têm pela frente.

Quero agradecer ao apoio do Senac para a construção e divulgação desta obra, tanto aos gestores da administração regional em Santa Catarina, quanto aos gestores da Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis.

Peço licença a estes para agradecer, sobretudo, aos meus colegas que me ajudaram a construir este livro. Sem o esforço, apoio e credibilidade que deram a este projeto, isto não seria possível.
Vou chamá-los pela ordem em que figuram no livro “Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor”. Autoras do capítulo “Blog, Podcast e Youtube no processo de ensino e aprendizagem”, chamo aqui Joice, Maira e Renata.
Autores de: “A utilização de mapas conceituais como instrumentos no desenvolvimento de competências em informação”: Daniela, Noeli e Emerson.
Autores do capítulo “Jogos Educativos Digitais no processo Ensino-Aprendizagem”: Rafael, Helio, Emerson, Paulo, Fernando.
Autoras de “Hipertexto na prática pedagógica: uma leitura efetiva”, Andrea, Ivone e Rosangela Calza.
Autoras de “Formação Docente para o uso das tecnologias digitais”, Rosangela Paiva, Silvana e Vera.
Autoras de “Experiência de uso das redes sociais no processo de ensino aprendizagem – Facebook, Orkut e Twitter”: Josiele e Leonor.
Eu fecho a obra com “Uso de Webquest na Educação Superior: balanço de dois anos de pesquisa”.

Gostaria de finalizar com agradecimentos a duas professoras que não estão presentes e que deram apoio fundamental: Nadi Helena Presser, ex-coordenadora de Educação Superior do Senac/SC e atualmente professora da UFPE, pelo prefácio. 


Patrícia Gonçalves Ribeiro, professora de língua portuguesa em Belo Horizonte que fez a revisão ortográfica deste livro.



Mais uma vez obrigado ao Senac, que me permite ser docente, discente, pesquisador, editor da revista científica Navus e atualmente escritor. O que mais um professor pode querer?

2 comentários:

Patricia G. Ribeiro disse...

Caro Eli, o livro é um estímulo para todos que têm interesse em uma educação de qualidade e voltada para a tecnologia. Parabéns a você e a sua equipe pelo belo trabalho! Estou lisonjeada por ter participado.
Obrigada.
Patrícia G. Ribeiro
patriciaportugues@bol.com.br

Ursula Blattmann disse...

Parabéns aos envolvidos na obra "Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor"! Cada livro tem sua história e aos poucos ela é revelada. Que este momento do lançamento fique no coração de todos pela alegria , trabalho coletivo e prazer em reunir amig@s de jornadas! Até mais, Ursula Blattmann - Professora na Universidade Federal de Santa Catarina