Acessos

domingo, 5 de dezembro de 2010

GLOSSÁRIO DA EDUCAÇÃO ou ESCOLA HIPÓCRITA I

Parece-me que está na moda as escolas utilizarem-se de eufemismo para nomear certos processos que nunca mudaram na Educação, desde a época dos jesuítas, a não ser pelo próprio nome.
Escreverei uma série que estou intitulando “Glossário da Educação ou Escola Hipócrita” para trazer alguns destes termos. Serei breve nestas postagens, pois percebo que os leitores às vezes não se animam a ler longos discursos.
Hoje, conversando com uma amiga, professora em Belo Horizonte, ela me contou que na escola onde ela trabalha a recuperação agora é chamada de Oficina de Revisão.
Na prática não mudou em nada: é o antigo período de recuperação que, com um eufemismo hipócrita, recebeu o nome de Oficina de Revisão. Isto porque o aluno da escola particular ficaria envergonhado em ir para a escola dizendo “irei assistir minhas aulas de recuperação”. Assim, ele diz: “estou indo para a Oficina de Revisão”.
Muda-se o termo, mas a prática pedagógica continua a mesma.
Hipocrisia pura!

Nenhum comentário: