No VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação (obs.: o link não funciona se o browser for o Mozilla) que aconteceu em 30/09 e 01/10/2010 na PUC Minas, em Belo Horizonte, o Antônio Joaquim Severino proferiu uma brilhante palestra na qual, entre outros assuntos, apresentou as QUATRO Categorias teóricas para alicerçar o processo de conhecer e pesquisar na Pós-Graduação.
1) LEGITIMIDADE:
- Compromisso da pesquisa com a relevância social.
- Dar às pessoas condições de emancipação.
- Transformação qualitativa da sociedade.
2) CONSTRUTIVIDADE DO CONHECIMENTO:
- O professor precisa pesquisar para bem ensinar.
- O aluno precisa de prática investigativa para bem aprender.
"Só se aprende ciência praticando a ciência; só se pratica a ciência, praticando a pesquisa e só se pratica a pesquisa, trabalhando o conhecimento a partir das fontes apropriadas a cada tipo de objeto." (SEVERINO, 2010, p.4).
3) METODICIDADE
3) METODICIDADE
- Fundamentação teórica, reflexão, levantamento de dados.
-Contar com docentes que sejam ao mesmo tempo docentes e pesquisadores.
"Não basta fornecer-lhe [ao aluno] certo domínio de técnicas de pesquisa, é preciso toda uma imersão num universo teórico e conceitual, onde se encontrem as coordenadas epistemológicas, políticas e antropológicas de toda discussão relevante e crítica da área."(SEVERINO, 2010, p.4)
4) COMUNIDADE
4) COMUNIDADE
- Dimensão coletiva do conhecimento.
- Inserção em comunidades de pesquisa.
REFERÊNCIAS
SEVERINO, Antônio Joaquim. Pesquisa e construção de conhecimento: os desafios da pós-graduação nas encruzilhadas dos caminhos.... In: : COLÓQUIO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 7., 2010, Belo Horizonte. Anais do VII Colóquio Nacional de Pesquisa em Educação. São João Del Rei, MG: Editora UFSJ, 2010. ISBN 978-85-88414-60-0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário