Acessos

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor

É com muita satisfação que anuncio o lançamento do livro "Mídia-Educação: tecnologias digitais na prática do professor", resultado de um trabalho meu com colegas do Senac.

O livro está à venda no site da Editora CRV (www.editoracrv.com.br).



Em breve disponibilizarei aqui a data e local do lançamento, que será em Florianópolis.

Divulguem, comprem, leiam e entrem em diálogo conosco sobre as temáticas discutidas na obra.

Meus agradecimentos a todos os colegas que aceitaram o desafio de escrever este trabalho e, em especial, à Nadi Helena Presser que, gentilmente, escreveu o prefácio de nosso livro.


Abaixo uma sinopse:
Esta obra é fruto da disciplina Mídia-Educação, ministrada pelo professor Eli Lopes da Silva, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Didática da Educação Superior, ofertada pelo Senac de Santa Catarina aos docentes de suas faculdades e unidades operativas. O objetivo da disciplina, que também se tornou objetivo desta obra, é a reflexão, tanto do ponto de vista teórico quanto prático do uso das tecnologias, sobretudo aquelas digitais, nas práticas pedagógicas de professores dos diversos níveis de ensino, bem como a formação docente para atuar com estas tecnologias.
O livro é destinado principalmente a professores que tenham interesse na utilização das tecnologias aqui apresentadas para melhorar a qualidade de suas aulas, objetivando a aprendizagem dos alunos, proporcionada pela relação com as tecnologias e suas diversas possibilidades de uso nas práticas pedagógicas.
Outro público que pode tirar um bom proveito dos textos aqui apresentados são os professores em formação, estudantes de pedagogia e dos diversos cursos de licenciatura e, finalmente,  os gestores dos diversos níveis educacionais.
O que o organizador e os autores dos sete capítulos esperam é que seja fomentado o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas e que todos, autores e leitores, possam trocar ideias acerca de atuação docente com o uso destes recursos.
O título “MÍDIA-EDUCAÇÃO: tecnologias digitais na prática do professor” parte do princípio que a Mídia-Educação vem se configurando como uma área de conhecimento que leva em conta a associação das diversas Mídias com a Educação e, sobretudo, a formação de um professor para o século XXI que seja capaz de usar as Tecnologias da Informação e Comunicação em suas práticas, estabelecendo uma interface entre a Educação e a Comunicação.

Um comentário:

Patricia disse...

Eli, fazer parte deste trabalho, como revisora ortográfica foi um prazer desmedido. Aprendi muito com as leituras e com as informações.
Parabéns pela iniciativa e pelo belíssimo trabalho dos autores e principalmente seu! Você brilhou.
Patrícia - BH - MG